Em um estudo prévio, pesquisadores suplementaram alguns indivíduos com um produto rico em vitamina B ou um controle e mediram os potenciais evocados visuais de estado estacionário (SSVEPs), enquanto os participantes visualizaram estímulos visuais projetados para ativar os mecanismos excitatórios e inibitórios no córtex visual. Eles descobriram que as amplitudes SSVEP foram reduzidas após a suplementação, implicando em um aumento na inibição neural e/ou uma redução na excitação no córtex visual. De acordo com os pesquisadores, a vitamina B6 atua como uma coenzima na síntese do neurotransmissor inibitório GABA a partir do glutamato, o que explicou tais resultados.
Além de seu papel como coenzima na conversão do glutamato excitatório em GABA inibitório, a vitamina B6 está envolvida em várias outras vias que provavelmente reduzem a excitação neural:
® Está envolvida na produção de outros neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina;
® Atua como cofator na via da quinurenina na qual reduz a quantidade de ácido quinolínico, que é um agonista do receptor NMDA excitatório;
® Age no ciclo da homocisteína-cisteína, reduzindo os níveis de homocisteína, um agonista do receptor NMDA, e também fornece cisteína ao ciclo da glutationa, reduzindo os níveis do neurotransmissor excitatório glutamato, convertendo-o em glutationa.
ESTUDO
Este estudo duplo-cego investigou os efeitos da suplementação por um mês de uma alta dose de B6 ou B12, em comparação com o placebo, em uma série de medidas de resultados comportamentais conectadas ao equilíbrio entre inibição neural e excitação (FIELD; CRACKNELL; EASTWOOD; SCARFE et al., 2022).
Resultados:
ü A suplementação de vitamina B6 reduziu a ansiedade autorreferida e induziu uma tendência à redução da depressão, bem como aumentou a supressão da detecção de contraste visual, mas não influenciou de forma confiável as outras medidas de resultado;
ü A suplementação de vitamina B12 produziu tendências para mudanças na ansiedade e no processamento visual.
Conclusão:
Esses resultados sugerem que a suplementação de vitamina B6 em altas doses atua nos resultados comportamentais, como ansiedade autorrelatada, na qual aumenta as influências neurais GABAérgicas inibitórias, o que é consistente com seu papel conhecido na síntese de GABA.
FIELD, D. T.; CRACKNELL, R. O.; EASTWOOD, J. R.; SCARFE, P. et al. High-dose Vitamin B6 supplementation reduces anxiety and strengthens visual surround suppression. Hum Psychopharmacol, 37, n. 6, p. e2852, Nov 2022.
Fonte: hinutrition